Pesquisar neste blogue

03 fevereiro 2012

O que vi em Sagres? (Parte I)

Sagres... Não a cerveja, mas o local com belíssimas praias. Um local longe da bagunça urbana e perto da natureza. Estive em Sagres por pouco tempo, mas tempo suficiente para querer voltar lá. Como fui em baixa temporada e época de frio, as praias estavam desertas e a água tão fria que até doía o osso.

"Não existe a certeza sobre qual seria a localização exata deste "promontório sagrado" que em muito impregnou de história o local da fortificação, mas é possível identificar, em linhas gerais, uma área que se prolongaria da ponta da Piedade à Arrifana, compreendendo o cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres. Este espaço, por muitos designado como o fim do mundo conhecido, onde se iniciavam as tormentas, até hoje integra uma das maiores áreas de menires e construções megalíticas da Europa."
Fonte

A melhor forma de se achar o caminho para Sagres é pelo Via Michelin. O google maps também deve ajudar, mas pelo guia da Michelin até cálculo das portagens o site faz.

AQUI está um projeto para quem sai do centro de Lisboa.
Aproximadamente 3h30 de viagem e um longo caminho pela frente.

Ao chegar em Sagres, tive a infelicidade de ir parar em um projeto de hotel que provavelmente servia também de salão de beleza, já que nos dois quartos que a senhora da recepção ofereceu para escolha havia (muitos) cabelos dentro da banheira. Para quem chega de viagem sedenta por um bom banho, essa não é uma das melhores formas de ser recebida. (Só para constar, no 2º quarto oferecido pela senhora, para além do cabelo na banheira - que por si só demonstra falta de higiene no local, não havia luz no quarto.

Devido às horas e total desconhecimento do local, a maneira mais prática foi verificar o hotel ao lado - este sim eu recomendo - o Memmo Baleeira. O preço é um pouco salgado mas, se reservar com antecedência, ainda se consegue boas promoções. O hotel é lindo (e limpo), funcionários gentis e um farto café-da-manhã. Como não estou recebendo pela propaganda, encerro meu comentário sobre ele por aqui.

O caminho para a Fortaleza de Sagres:



Situada numa posição dominante que coroa a Ponta de Sagres, esta fortaleza terá sido mandada construir pelo infante Dom Henrique (o percursor dos Descobrimentos portugueses) no século XV e depois severamente destruída pelo pirata inglês Francis Drake e pelo terramoto de 1755.











O restauro atual descaracterizou o que restava da antiga fortaleza, mas o espaço mantém ainda parte do espírito do passado e vários locais de interesse que sobreviveram ao passar dos anos. Entre eles está a Igreja de Nossa Senhora da Graça, bem como uma gigantesca rosa-dos-ventos (com cerca 43 metros de diâmetro) desenhada no solo com pedras, que poderá ter servido de relógio de Sol.)
Fonte

Ps- É proibido ir ao centro da rosa-dos-ventos. Fiquei sabendo só quando já estava lá no meio e vi o guarda quase tendo um ataque cardíaco por eu estar ali.






Praia do Beliche

Qualidade da água: Boa
Acesso alcatroado a partir de Sagres. Estacionamento amplo mas não ordenado.
Vigilância e bar de praia na época balnear. 
Orientação Sul e Sudoeste. Fonte  

Localiza-se nas proximidades do Cabo de S. Vicente. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Trata-se de uma praia muito tranquila. O acesso é feito por uma longa escadaria. 

Como Chegar: Siga pela EN 268, que liga Sagres ao Cabo de S. Vicente. O acesso à praia é realizado por escada na falésia.  Fonte








Forte do Beliche

Consagrado a Santo Antônio, este forte foi construído possivelmente no século XVI e sofreu várias destruições ao longo dos séculos, provocadas por motivos tão diversos como um ataque do pirata Francis Drake (1587) ou os terremotos de 1755 e 1969.
Atualmente, no seu interior resiste ainda a capela votada a Santa Catarina, mandada construir pelo infante D. Henrique, mas o espaço está encerrado ao público devido perigo de desmoronamento. Fonte





Rota de São Vicente

Diziam na Antiguidade (século VI a. C.) que este lugar era dedicado a Saturno, e que "assusta pelos seus rochedos, este ponto da rica Europa, que entra pelas águas salgadas do oceano povoado de monstros".
No período romano, é Estrabão que alega ser "o ponto mais ocidental da Ibéria, onde não é permitido oferecer sacrifícios nem pernoitar, pois dizem que os deuses o ocupam a essas horas". E o povo de Sagres concluía que o Sol deste lugar emitia ruído quando se punha em cada dia...
Fonte








Praia do Telheiro

Apesar de relativamente abrigada da nortada fria, esta é uma praia tranquila devido aos difíceis acessos viários e ao extenso trilho pedonal até à praia, É a última praia a ocidente antes do cabo de S. Vicente e surpreende pela beleza e diversidade de formações rochosas.

Apoios e infra-estruturas: Estacionamento não ordenado, sem equipamentos de apoio nem vigilância.
Fonte
Mais info





Praia da Ponta Ruiva

A praia deve o seu nome a um enorme leixão de cor ocre no extremo sul da praia, junto ao qual se forma uma onda famosa entre os surfistas. Os tons avermelhados desta formação rochosa contrastam fortemente com o negro das altas escarpas xistosas envolventes. O acesso pedonal para a praia faz-se através de um trilho de média dificuldade, que desce a arriba num local com declives mais suaves. A praia é muito tranquila, sem marcas humanas e o cheiro a esteva é intenso. Uma pequena linha de água corta a parede rochosa da arriba e desagua no areal na época húmida.
 

Acesso: Existem vários acessos não sinalizados a partir de Sagres e de Vila do Bispo, todos de terra batida, percorrendo-se uma média de 6Km. A descida para a praia é particularmente difícil e recomendada apenas a veículos com tração.

Apoios e infra-estruturas: pequeno estacionamento não ordenado, sem equipamentos de apoio nem vigilância.

Fonte










Pelos caminhos de Sagres



Praia da Cordoama

Acesso a partir de Vila do Bispo após cruzamento para a praia do Castelejo, o caminho é de terra batida ao longo de cerca de 2km.
Vigilância na Época Balnear.
Orientação Noroeste. Fonte

 Uma longa linha de areia situada numa enorme baía cercada por falésias íngremes na Costa Vicentina perto de Vila do Bispo. Ideal para surf e parapente.

 

 


Ver também:
O que vi em Sagres? (Parte II)

2 comentários:

  1. Anónimo7/2/12

    Tem alguém na foto de shirt!! Em fevereiro lá está bom tempo?

    ResponderEliminar
  2. Não sei se estará bom tempo. Acredito que não, visto a massa polar que anda a congelar Portugal por estes tempos.

    ResponderEliminar