Pesquisar neste blogue

10 fevereiro 2012

O que vi em Sagres? (Parte II)

Um lugar calmo para uma boa escapada de fim de semana: Sagres.

Particularmente não vi muitos restaurantes pela "vila". Quando estive lá, o restaurante do hotel fechou cedo, o que fez com que iniciasse uma busca por um restaurante aberto pelas proximidades. O recepcionista do hotel indicou um que por acaso saiu melhor que a encomenda. Infelizmente não tomei nota do nome, mas sei que o restaurante parecia estar dentro de uma garagem/galpão.


Praia do Zavial

Localizada numa baía rochosa a leste de Sagres, com águas calmas.

Particularmente, acho que foi, dentre as várias praias que vi, a mais bonita. Pelo cenário, pela areia (que era diferente das outras), pelos rochedos que separavam a praia em duas partes.



A imagem que essas "pisadas" tinham dava um efeito incrível ao lugar.












Do outro lado do rochedo..



Praia do Tonel

Acesso viário alcatroado a partir de Sagres. Orientação Oeste.
Vigilância e bar de praia na época balnear.

Localização: N 393-1, cortar na M 1158 até à praia.
Praia em estado selvagem, sem intervenção do homem. Visitada por praticantes de nudismo, por pescadores ou por curiosos.





Praia da Bordeira

Localização: Em Carrapateira, siga as indicações para a praia.

Também conhecida por Praia da Carrapateira, é uma das praias mais bem preservadas do litoral português. Daqui observa-se toda a costa, cheia de reentrâncias e também os muitos pescadores à apanha de marisco, sobretudo de percebes. Ali desagua um rio.
  




O céu incrivelmente azul..



Quando começa a entardecer, é natural que a maré suba. O meu conselho é, assim que notar que a maré esteja a subir, sair logo do meios dos rochedos. Ficar preso em um lugarzinho entre eles a o oceano não é nada agradável, para além da água ficar insuportavelmente gelada.





Praia da Arrifana

 Localização: À saída de Aljezur, em direção a Sul, apanhar a estrada à direita e seguir as setas para Praia da Arrifana, Vale da Telha. Acesso alcatroado a partir de Aljezur. O acesso à praia é feito por uma calçada íngreme e sinuosa.

Uma das mais bonitas praias da Costa Vicentina, com a Pedra da Agulha a fazer lembrar uma estátua gigantesca no topo sul. Estendendo-se um areal com mais de 500 metros, forma uma pequena baía protegida da rebentação das ondas. Ainda assim, é muito frequentada por surfistas. O acesso resume-se a uma estrada inclinada e estreita de dois sentidos onde é difícil estacionar.


  
A vista que eu tive toda manhã ao acordar....







Alguns segredos de Sagres...

O Nascer do Sol na Praia do Martinhal
Enquanto o pôr do sol sobre a água se vê por todo o país, a praia do Martinhal é um dos únicos locais onde podemos ver o nascer do sol vindo da própria água devido à sua posição geográfica.
O Pôr do Sol no Cabo São Vicente
Sem dúvida um dos mais bonitos. O sol a refletir no mar, cobre as falésias com um tom dourado incomparável.
As Ilhas Mágicas do Martinhal
Quando nos aproximamos desta Ilha, percebemos que não é uma, mas sim quatro ilhas, alinhas. Em noites de lua cheia esta ilha parece emitir uma luz quase florescente.
Os Golfinhos Brincalhões
A poucas milhas da costa, saindo de barco, aparecem quase certamente os golfinhos brincalhões de Sagres.
As Passagens Secretas de Sir Francis Drake
Ao serviço da Rainha Elizabeth I, o pirata (mais conhecido por “El Draque” - “O Dragão” - pelos Espanhóis) Sir Francis Drake esteve presente e em ação neste local durante muitos anos. Existem ainda vestígios das passagens secretas por onde fugia com os tesouros saqueados das muitas naus que por aqui paravam.
 Fonte


Ver também:
O que vi em Sagres? (Parte I)

Sem comentários:

Enviar um comentário