Pesquisar neste blogue

18 setembro 2011

Paris: Avulsas

  Depois de um mês em Paris, 1.892 fotos, 10kg de excesso de bagagem, 42 posts e muitas dores nos pés, eis que, enfim, chegamos ao último post sobre a Cidade das Luzes. Este não é um post específico de um determinado lugar. É um post de lugares e coisas que foram surgindo pelo caminho e que não tiveram a oportunidade de serem melhor vistos. São avulsos, assim como determinados momentos das nossas vidas.

  Foi um mês cansativo e divertido. Uma das coisas que aprendi é que "Todos os caminhos não levam só à Roma.. levam à Bastilha também!" Incrível como todo percurso feito, por mais longe que fosse, sempre tinha a Bastilha no caminho ou, mesmo que não tivesse, acabava-se lá para um maravilhoso sanduiche no Subway. Nos últimos dias experimentei os macarrons e vi que era impossível alimentar-se somente disso como muitos dos meus colegas faziam. O croissant é mesmo divinal e a baguette não perde em nada para as baguettes brasileiras. Constatei que toda pessoa que quisesse visitar Paris deveria ir antes dos 26 anos para poupar (muito) dinheiro com as entradas dos museus como eu fiz. Tive várias "provas de vinho" para ver quais eram os melhores e decididamente apaixonei-me por um moelleux cabrières. Não vi nenhuma top model nas ruas e para conhecimento geral, as pessoas não se vestem como aparecem na tv (a típica imagem francesa que temos na cabeça), nem todas as mulheres tem o corte de cabelo chanel e nem fumam com aquele cigarette. Assim como os homens não usam boina à la pintor e possuem bigode. Foi uma experiência maravilhosa que espero um dia poder repetir.


Place Vendôme à noite
Metro: Opéra ou Tuileries
  Aberta em 1699, a praça de oito lados foi concebida para exibir uma estátua equestre do Rei Sol, destruída em 1792 e substituída em 1806 pela Colonne de la Grande Armée. Em 1871, durante a Comuna, este símbolo da "força bruta e da falsa glória" foi derrubado. A atual coluna é uma réplica.
A praça Vendôme acolhe joalherias cintilantes, as maiores casas da moda e o Ministério da Justiça.


Entrada do Metro Palais Royal


Dreadlocks descomunais - ao vivo! (ok. Nunca tinha visto tão grandes...)


Hôtel de Ville
Metro: Hôtel de Ville
Horário Seg-Sab: 10h - 19h
  É o coração administrativo da cidade. É uma câmara, não um hotel. Acolhe grandes recepções e serviu de palco para a Revolução Francesa, para a Comuna da Paris, etc.



Grand Palais
Metro: Champs Elysées Clemenceau
  Foi construído para a Exposição Universal de 1900. Durante a 2ª Guerra Mundial, serviu de acomodação para os tanques nazis. Em 1994 o átrio central com cobertura de vidro foi encerrado quando começaram a desprender-se fragmentos de metal. Depois de um profundo restauro, foi reaberto em 2005, acolhendo importantes exposições.
Das duas vezes que lá fui para entrar, estava encerrado e não havia indicativos do motivo.







Fachada das escolas

Patrick Roger
  Com inúmeras lojas espalhadas em Paris, foi eleito em 2007 como o melhor chocolateiro. Patrick é conhecido como o “Rodin do chocolate” por causa das escultura que faz, como este macaco de chocolate que vi em uma das lojas.
www.patrickroger.com



Museu Carnavalet
Metro: St Paul
Horário Ter-Dom: 10h - 18h
Tarifas
http://carnavalet.paris.fr/

Este é um museu que retrata a história de Paris desde a Galiléia pré-romana até o século XX.




Museu Picasso (fechado para obras até 2013)
Metro: Chemin Vert ou St Paul
http://www.musee-picasso.fr/


Queen Club
Metro: George V
Av Champs-Elysèes, 102
http://queen.fr/


Tradicional Crepe com açúcar
Muito bom!

Este abaixo é um crepe salgado, servido ao almoço com presunto (fiambre) e queijo. Ao menos este, que comi ao almoço, tinha tanto queijo que chegou a ficar muito enjoativo.


C'est fini!

4 comentários:

  1. Anónimo18/9/11

    Bem dizem que a Paris de hoje não é a Paris dos anos 20 do século passado que, nomeada como o centro do Universo, recebia célebres escritos, músicos, pintores, enfim, todo o tipo de gente-artista.

    Compreendo o fascínio de tanta gente pela capital Francesa, mas não é, de todo, um dos lugares que mais anseio ver.
    Contudo tem sido interessante ler sobre as tuas experiências durante o mês que lá aproveitaste.
    Obrigada por partilhares esses momentos e todas as informações relativamente aos espaços que visitaste.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18/9/11

    escritores*

    ResponderEliminar
  3. Zacarias19/9/11

    Informação bastante completa sobre Paris, um bom dia de bolso.

    Só faltou um post sobre a Euro Disney

    ResponderEliminar
  4. Obrigada,
    realmente lá também não foi (ainda) minha cidade dos sonhos. De qualquer forma, foi excelente conhecer este pedacinho da Europa.

    ResponderEliminar