Pesquisar neste blogue

17 julho 2011

O que vi em Coimbra? (Parte II)

Uma atração à parte da antiga capital de Portugal, Coimbra, é o Portugal dos Pequeninos. Foi inaugurado em 1940 criado por Bissaya Barreto.


Horário:
1 Janeiro a 28/29 Fevereiro e 16 Outubro a 31 Dezembro | 10h-17h
1 Março a 31 Maio e 16 Setembro a 15 Outubro | 10h-19h
1 Junho a 15 Setembro | 9h-20h
Encerra 25 Dezembro
Nota: Bilheteiras encerram 30 min. antes do fecho

Preços:
Até 31 de Dezembro de 2011:
Crianças até 2 anos - gratuito
Doa 3 aos 13 anos e maiores de 65 anos -  5,50 €
Dos 14 aos 64 anos - 8,95 €





Moçambique
A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI se transformou numa ocupação militar, com a submissão total dos estados ali existentes, levando, no início do século XX, à uma verdadeira administração colonial. Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de 10 anos, Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975.



Guiné Bissau
O primeiro navegador e explorador europeu a chegar à costa da atual Guiné-Bissau foi o português Álvaro Fernandes, em 1446. A colonização só teve início em 1558, com a fundação da vila de Cacheu. A princípio somente as margens dos rios e o litoral foram exploradas. Teve sua independência da Guiné-Bissau em 24 de Setembro de 1973. Nos meses que se seguiram, o ato foi reconhecido por vários países, sobretudo comunistas e africanos. Todavia Portugal só reconheceu a independência da Guiné-Bissau em 10 de Setembro de 1974, após a Revolução dos Cravos.



Guiné
A Guiné Portuguesa era o nome da atual Guiné-Bissau enquanto colônia portuguesa entre 1446 e 10 de Setembro de 1974. A Guiné era administrada como uma colônia das ilhas de Cabo Verde até 1879, altura em que foi separada das ilhas, para passar a ser governada autonomamente.



Estado da Índia
Em 20 de Maio de 1498 Vasco da Gama atracou em Calecute e houveram conflitos com os mercadores árabes que detinham o monopólio das especiarias através de rotas terrestres e conseguiu-se assegurar uma carta de concessão para as trocas comerciais. Após a independência indiana concedida pelos britânicos, em 1947, Portugal recusou-se a aceder ao pedido da Índia para rescindir a sua posse. Salazar recusava-se a reconhecer a soberania indiana sobre os territórios até 1974. A partir de então, Portugal pôde reestabelecer as relações diplomáticas com a Índia, começando pelo reconhecimento da soberania indiana sobre o antigo Estado Português da Índia. Aos seus habitantes que o pretendessem foi dada a possibilidade de manterem a cidadania portuguesa.



Timor
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Em 30 de Agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela ONU.



Macau
Macau é uma Região Administrativa Especial da República Popular da China desde o dia 20 de Dezembro de 1999. Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colônia europeia na China.



São Tomé e Príncipe
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram a cultura agrícola ao declínio no século XVI. Assim sendo, a decadência açucareira tornou as ilhas em entrepostos de escravos.


Angola
Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colônia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A sua capital e a maior cidade é Luanda. Angola é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. O nome Angola é uma derivação portuguesa do termo bantu N’gola, título dos reis do Reino do Ndongo existente na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.


Brasil
O território brasileiro constituiu-se em uma colônia do império ultramarino português. Existiu entre o fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530, e a sua elevação a reino unido de Portugal, em 1815. Inicialmente, o nome era ilha de Santa Cruz. Tal período sucede ao Brasil pré-colonial, que se iniciou em 1501, um ano após a descoberta do território brasileiro por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. A economia do período é caracterizada pelo tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava.


Caravelas Portuguesas


(Suposto) Pedro Álvares Cabral
"Terra à vista!"


Cabo Verde
Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colônia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.


Encontros Ultramarinos
Província ultramarina é uma divisão administrativa criada pelo Estado Novo Português e atribuído por este às colônias portuguesas, nomeadamente Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau, Estado Português da Índia e Timor. O regime político de Salazar e Marcello Caetano consideravam que esses territórios não eram colônias, mas sim parte integrante e inseparável de Portugal, considerando-o como uma "Nação Multirracial e Pluricontinental". Em 1975, esta designação caiu em desuso após a Revolução dos Cravos porque todas as colônias portuguesas, à exceção de Macau, tornaram-se independentes de Portugal.


Madeira
É um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa. João Gonçalves Zarco em 1419 apelidou a ilha com o nome Madeira devido à abundância desta matéria-prima. Primeiro, foi descoberta a ilha do Porto Santo em 1418 e depois, a ilha da Madeira em 1419. A Madeira é a segunda região mais rica de Portugal. É um arquipélago bastante turístico durante todo o ano.




Açores 
Os Açores constituíram-se em escala para as expedições dos Descobrimentos e para naus da chamada Carreira da Índia, das frotas da prata, e do Brasil. Contribuíram para a conquista e manutenção das praças portuguesas do Norte de África; durante as duas Guerras Mundiais, em apoio estratégico vital para as forças Aliadas, mantendo-se, até aos nossos dias, em um centro de comunicações e apoio à aviação militar e comercial. Os portugueses começaram a povoar as ilhas por volta 1432. É um arquipélago transcontinental formado por 9 ilhas: Corvo, Flores, Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira, Santa Maria e São Miguel.

Area Monumental

Ilustra os principais monumentos de Portugal, destacando sobretudo Lisboa. Há réplicas dos principais pontos das regiões de Trás-os-Montes, Douro, Minho, Beiras, Ribatejo, Alentejo e Algarve.





Museu do Traje

Este museu expões 300 peças representando a evolução do traje ao longo dos tempos desde o século XVI ao século XX.





Camões

Homo sapiens

Museu da Marinha

Réplicas de embarcações feitos nos Estaleiros Navais do Mondego na Figueira da Foz. São barcos de pesca, navios de carga, de guerra, fragatas e aparelhos náuticos.













Ver também:

1 comentário:

  1. joaninha20/7/11

    http://www.youtube.com/watch?v=G8Fof5GmE3g

    http://www.youtube.com/watch?v=V0U5ZPcqpuY&feature=related

    Numa próxima não falhes o Penedo da Saudade.
    Coimbra <3<3

    ResponderEliminar