Pesquisar neste blogue

04 outubro 2011

O que vi na Serra da Estrela?

   A Serra da Estrela é onde normalmente, em Portugal, começa-se a nevar mais cedo. É o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal.

   É uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.


Quem vem de Lisboa : Saída pela A1, A23, Covilhã, Serra da Estrela. Aproximadamente 3:30h.
Quem vem do Porto : Saída pela A1, A25, A23, Covilhã, Serra da Estrela. Aproximadamente 3h.

Portal, Portal, Portal

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o turista é também atraído pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.




Sempre aprendemos quando tiramos a carta de motorista, mas não vemos muita utilidade no Brasil.







Esta foi uma experiência minha (ou falta dela) em achar que bastava só uns tênis e luvas de veludo que tudo correria bem. Após ter os pés congelados e mal conseguir andar, tive que recorrer à uma das lojinhas de conveniência que tem por lá para adquirir botas e luvas de acordo. Se for o caso de comprar antes, indico ir a Sportzone, onde há mais variedades e com muitos melhores preços. As comprinhas por lá aqueceram meus pés e minhas mãos, mas esfriaram meu bolso. Não indico.










                                                        Isto é suposto ser uma cadeira





O queijo da Serra da Estrela, considerado o imperador dos queijos portugueses, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela que se enquadra no tipo do São Bernardo. Ambos se encontram ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela.





Quando neva-se muito, o topo fica interditado. Foi o que aconteceu quando lá estive. Interditaram a subida aos carros por poder ocorrer acidentes quaisquer. E dado à inconstância do tempo, optei por não arriscar subir à pé.



Há vários espaços para a prática de snowboard e ainda há uma pista de esqui na estância Vodafone no topo.

  









Sem comentários:

Enviar um comentário