Pesquisar neste blogue

06 outubro 2011

O que vi em Évora? (Parte I)

A Capela dos Ossos

   Ir à Évora e não visitar esta capela é como ir ao Brasil e não beber caipirinha. A sensação de vertigens dentro da capela é a mesma. Eu não tenho muita noção de como faz para chegar lá, uma vez que fui de carro com amigos. Mas sei que fica na Praça Primeiro de Maio.
   De qualquer forma, para se chegar em Évora é por ônibus ou comboio (além do carro, bicicleta, velotrol e à pé, caso deseje).

Horário: 9h - 12:45h  // 14:30h - 17:45h. Domingo: abre às 10h.
Preços: Adultos-2€,  Estudantes e Aposentado-1,50€
Site


Ela está situada na Igreja de São Francisco. A frase à entrada da Capela, deparamos com a seguinte frase:
Nós ossos que aqui estamos,
pelos vossos esperamos


Sério. Me-di-nho! Espero bem que meu osso não vá lá parar, afinal, depois que eu virar anjinha, gostaria de descanso, e não virar ponto turístico de uma cidade.

Esta frase revela os fins e objetivos que levaram os religiosos a construí-la: "sirva de consolação a uns e de notícia à curiosidade doutros", lugar de meditação e oração da comunidade sobre a efêmera condição humana. (Ps- meditação? Sério?)

Formada por 3 naves, foi construída no século XVI por franciscanos. Há poucas frestas de entrada de luz, o que torna o ambiente um pouco mais assustador.

As paredes e os 8 pilares são revestidos de ossos e caveiras ligadas por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte. Foi calculado à volta de 5000 crânios ali resididos, vindos de diversos túmulos de igrejas e cemitérios da cidade.








                                   Alguém teria coragem de ficar "meditando" diante disso??




Em frente ao altar, à direita estão está o túmulo de mármore dos três frades fundadores do convento.


Capela dentro da cripta






Livro do Coro (Séc XVI)

Ver também:

Sem comentários:

Enviar um comentário