Pesquisar neste blogue

06 setembro 2011

Paris: Notre-Dame

Metro: Citè ou RER:  St. Michel Notre-Dame
 Horário Seg-Sex: 8:00 - 18:45 e Sáb-Dom: 10:00 - 19:15   Demais Horários
Entrada livre na Catedral.

  A Notre-Dame foi construída entre 1163 e 1334 e a quantidade de tempo e dinheiro nela investida refletiu-se no prestígio crescente da cidade. É dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora).
  A catedral foi, nos finais do século XVII palco de alterações principalmente na zona este, em que túmulos e vitrais foram destruídos para substituir por elementos mais ao gosto do estilo artístico da época, o Barroco.
Em 1793, no decorrer da Revolução francesa e sob o culto da razão, mais elementos da catedral foram destruídos e muitos dos tesouros roubados, acabando o espaço em si por servir de armazém para alimentos.
  Durante o espírito do romantismo, Victor Hugo escreveu, em 1831, o romance “Notre-Dame de Paris”, O Corcunda de Notre-Dame. Situando os acontecimentos na catedral durante a Idade Média, a história trata de Quasimodo que se apaixona por uma cigana de nome Esmeralda. A ilustração poética do monumento abre portas a uma nova vontade de conhecimento da arquitetura do passado e, principalmente, da Catedral de Notre-Dame de Paris.










A dominar o nível intermédio encontra-se a rosácea de 13 metros de diâmetro ao centro encaixada entre os contrafortes e ladeada por janelas gémeas. À sua frente surge a estátua da Virgem Maria com o Menino.









                                                       O Grande Lustre













2 comentários:

  1. Zacarias7/9/11

    Muito interessante, para quando um post sobre a Euro Disney? :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. É para mais logo. Ainda há outros pela frente.

    ResponderEliminar