Pesquisar neste blogue

04 setembro 2011

Paris: Musée du Quai Branly (Parte I)

Metro: Alma-Marceau
Horários: 3ª, 4ª e domingo: 11h-19h   //  5ª, 6ª e sábado: 11h-21h
Preços

http://www.quaibranly.fr/

É um museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas. Foi um projeto grande e ambicioso feito por Jacques Chirac e realizado por Jean Nouvel, foi inaugurado em 20 de junho de 2006. O acervo do museu constituiu-se a partir de antigas coleções de etnologia do Museu do Homem e do Museu Nacional de Artes da África e da Oceania. As obras são divididas em grandes zonas continentais (África, Ásia, Oceania e Américas). Além da exposição permanente, o museu promove dez exposições temporárias por ano.
Foi de longe o museu mais original que vi por estes lados. Gostei imenso do ambiente, há música de acordo com as civilizações representadas, uma vasta galeria e organização espetacular. Audacioso. Adorei!





Postes  Funerários

  




                                                                                               Gancho Papua Nova-Guiné


                          Postes Funerários



                                                                        Máscaras




                                                                                            Estátua protetora Nkisi Nkondi*

*Esta estátua não é maléfica. Ela orienta os espíritos nkisi que vão em direção do nganga (um tipo de sacerdote). Seus grandes olhos significam sua capacidade de ver além das aparências. As plumas associam aos espíritos. A estátua pode ser utilizada para resolver cnflitos, identificar os ladrões e curandeiros
 ou provocaruma doença ou então prevenir de ataques de animais selvagens.. Sua cor preta e vermelha invoca as cores du perigo e da morte. Quanto ao branco sobre seu corpo, invoca o mundo invisível povoado pelos espíritos dos mortos. O ventre fechado por um pedaço de vidro contém talvez a mágica composta de ingredientes simbólicos consagrados pelo gnanga: argila branca, terra, folhas, cabelos.

  





  


                                                           Equador- assento matrimonial

                                                                                          Urna antropomórfica

Ver também:
Musée du Quai Branly (Parte II)

Sem comentários:

Enviar um comentário