Pesquisar neste blogue

05 setembro 2011

Paris: Museu do Louvre (Parte II)

Continuação do vasto acervo do Louvre...

O Palácio do Louvre é uma estrutura quase retangular, composto pela praça do Cour Carrée e duas alas que envolvem o Cour Napoléon a norte e ao sul. No coração do complexo, está a Pirâmide do Louvre, acima do centro dos visitantes. O museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contêm a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.
Em 1983, o presidente francês François Mitterrand propôs um plano o Grand Louvre a fim de renovar o prédio e transferir o Ministério da Fazenda, permitindo que exibisse todo o edifício. O Arquiteto I. M. Pei foi premiado com o projeto e propôs uma pirâmide de vidro para o pátio central.A pirâmide e seu átrio subterrâneo, foi inaugurado em 15 de outubro de 1988. A segunda fase do plano do Grand Louvre, La Pyramide Inversée (A Pirâmide invertida), foi concluída em 1993. A partir de 2002, o atendimento dobrou desde a sua conclusão.


                                                                Vitória de Samotrácia



                                                                    Botticelli

                                                                             Botticelli






       Ao fundo dessa foto, onde tem o vidro, note o tamanho (miserável) do quadro da Monalisa. Ok, ok: tamanho não é documento (discurso de gente pequena) mas para o tamanho que o quadro é, e único que tem uma "parede livre" só para ele e ainda com esse vidraceiro todo pela frente além de uma cordinha de distanciamento de uns 8 metros e ainda 6 ou 7 vigias de um lado para o outro, fica quase impossível ver o quadro. Eu sei da valiosidade dele, mas sei também que 80% das pessoas que entram no Louvre é apenas para contemplá-lo/tirar fotos e dizer que já o viu. Como não informam-nos com antecedência (nem disponibilizam binóculos) é bem frustrante chegar na Sala Joconde e dar de cara com um quadro desse tamanho e tão longe. É mais significante ver por foto.




                                                                       La Joconde


                                               Pessoas a se acotovelarem para tirar uma foto.






                         O quadro mais bonito que vi pessoalmente e a 10 cm de distância de mim.









                                           Um shedu em calcário do século VIII a.C., Assíria.



                            Código de Hamurábi





Ver também:
Musée du Louvre (Parte I)
Musée du Louvre (Parte III)

Sem comentários:

Enviar um comentário