Pesquisar neste blogue

15 agosto 2011

Paris: Pont de L'alma / Comédie Française / Opéra de Paris / Molière

Com tantas coisas a ver, fica-se perdido. É de grande ajuda antes de sair de casa traçar um roteiro para não ir e voltar para o mesmo lugar. Aprendi isso arduamente depois de várias voltas e acabar no fim, chegando ao ponto de partida.

  • Pont de L'alma
  • Comédie Française
  • Opéra National de Paris
  • Molière



Pont de L'alma

Metro: Bir-Hakeim ou RER Pont de L'alma
Foi no túnel dessa ponte que aconteceu em 31 de agosto de 1997 um acidente que chocou o mundo: o acidente com a Princesa Diana. A "Chama de Liberdade" (Flamme de Liberté) é considerada um não-oficial memorial da Lady Di.










Fonte

 Comédie Française

Metro:  Palais-Royal Musée du Louvre
Rue de Richelieu, nº2
 Horário: Seg-Sex: 11h - 18h.
Tabela de preços
http://www.comedie-francaise.fr/

 A Comédie-Française é o único teatro estatal de França e um dos raros que têm uma companhia permanente de actores. O dramaturgo com maior ligação à ele foi Molière, considerado o patrono dos atores franceses. À 3 de Setembro de 1793, durante a Revolução Francesa, foi fechada por ordem do "Comité de salut public", com ordem de prisão para os atores. Atualmente, a Comédie-Française dispõe de um repertório de cerca de 3.000 peças e de três salas de teatro, a sala Richelieu, o Théâtre du Vieux-Colombier e o Studio-Théâtre.

No átrio há um velho caldeirão dentro de uma gaiola de vidro. Acredita-se que foi ali que Molière recitou as suas últimas deixas numa representação de Le Malade Imagineire em 1673. Morreu pouco depois de o pano descer. Em homenagem ao autor, a cadeira é sempre reposta em palco a 15 de janeiro, o aniversário do seu nascimento. No mesmo espaço, a estátua de um idoso observa os frequentadores do teatro com um sorriso sarcástico. A estátua de Voltaire serve de relicário ao cérebro do filósofo, selado no interior do pedestal. Após a morte de Voltaire, em 1778, o boticário da época que fez a autópsia removeu-lhe o cérebro e o coração e coloco-os em álcool fervente para os solidificar. O cérebro passou por muitos lugares até finalmente parar à Comédie em 1924.

Quando lá fui, estava fechada. As atividades só retornarão a partir de setembro.

 





















 Fonte

 Molière

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, foi um dramaturgo francês, além de ator e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indireto da Comédie-Française.


















  

Opéra National de Paris

Metro: Bastille
www.operadeparis.fr/

É a primeira companhia de ópera de Paris, fundada em 1669.
Foi citada no livro "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux. O escritor aproveitou um incidente com o lustre do teatro e escreveu uma das histórias mais lidas do mundo.
















Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário