Pesquisar neste blogue

15 agosto 2011

Paris: Igrejas (Parte II)

As igrejas nessa 2ª parte das igrejas até agora vistas foram:

  • Église Saint Jacques de La Boucherie
  • Église Saint Jean l'Evangeliste
  • Église Saint Germain-des-Prés


Église Saint Jacques de La Boucherie

Metro: Châtelet e Hôtel de Ville
A Torre Saint-Jacques é um ponto de partida para os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela. Esta torre foi o campanário da igreja Saint-Jacques-la-Boucherie, construída entre 1508 e 1522. Destruída em partes pela Revolução, o prédio da igreja foi vendido como bem nacional e demolido pelo seu novo proprietário. Somente a torre foi conservada. Em 1836 a cidade de Paris comprou-o e a torre passa a ser chamada de "Torre" Saint-Jacques.





















Église Saint Jean l'Evangeliste

Metro: Abesses
A igreja data de 1904. Foi a primeira igreja construída em concreto armado em Paris, sendo sua fachada revestida com tijolos de cerâmica vermelha. O órgão foi construído em 1852 e instalado em 1910.

 



















Église Saint Germain-des-Prés


Metro:St Germain-des-Prés
Horário Seg-Dom: 8:00 às 19:45

Esta é a igreja mais antiga de Paris. Por aconselhamento do ex-bispo de Paris, Germano, Childebert mandou construir um mosteiro e basílica por volta do ano de 543. Primeiro a ser dedicado à São Vicente, veio a ser conhecido como St-Germain-le-Doré devido ao uso do telhado de cobre. Posteriormente, conhecido por St-Germain-des-Prés ("do campo"). Durante a Revolução a abadia foi incendiada, entretanto, a maior parte da atual estrutura data do século XII.
Neste igreja, há uma pedra tumular do filósofo matemático Descartes.

Como a igreja estava muito escura, as fotos não ficaram boas por não poder usar flash. Entretanto, postarei as que tirei da pedra tumular de Descartes .




















Ver também:
Paris: Igrejas (Parte I)

Sem comentários:

Enviar um comentário