Pesquisar neste blogue

11 agosto 2011

Paris: Pantheón / Palais de Justice / Bastille / Institut de France

Pantheón

Metro: Cardinal Lemoine/ RER Luxembourg
Horário Seg-Dom: 10:00 - 18:00
Entrada: 7€ adulto, 4,50€ para 18-25 anos
Gratuita até aos 17 anos.


A mega estrutura neoclássica de Soufflot foi o grande projeto arquitetônico do seu tempo, encomendado por Luís XV para agradecer Santa Genoveva a sua convalescença. Quando ficou finalmente pronto em 1970, muita coisa havia sido mudada. Durante a Revolução, o Panteão passou a ser dedicado como o "Templo da Razão" e o lugar de repouso dos grandes homens da nação. A cripta colossal acolhe Voltaire, Rousseau, Victor Hugo entre outros.

http://www.pantheonparis.com/








Palais de Justice


Metro: Citè

Abriga as principais instituições jurídicas francesas. Antigamente, era a residência e sede do poder dos Reis franceses entre os séculos X e XIV.

http://www.planetware.com/paris/palais-de-justice-f-p-pj.htm


















Bastille

Metro: Bastille

Incrível pensar que numa praça tão pequena aconteceu uma dos maiores marcos na história francesa. A quedra da Bastilha.  Como a Bastilha foi totalmente demolida em 1789, o monumento que ficou para marcar foi a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), coroada por um anjo dourado da Liberdade.



Foto tirada durante um ataque de pombos-suicidas.















Institut de France

Metro: St Germain-des-Prés
É uma instituição acadêmica francesa, fundada em Paris a 25 de Outubro de 1795, agrupando as cinco grandes academias nacionais francesas, entre as quais a prestigiosa Académie des Sciences, com quase 700 acadêmicos franceses e estrangeiros recrutados de entre os intelectuais mais representativos de cada campo do saber. Cabe ao Institut de France administrar cerca de um milhão de fundações, bem como museus, castelos e palácios, a maioria aberta ao público.

http://www.institut-de-france.fr/

















Sem comentários:

Enviar um comentário